samedi 10 novembre 2007

Cristãos são perseguidos e mortos na China, sede dos Jogos Olímpicos de 2008

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Verão, previsto para o próximo ano, os olhares do mundo se voltam para a China. E proliferam denúncias e notícias de ações contra a comunidade cristã chinesa. A mais recente, foi o assassinato de cinco missionários presbiterianos de procedência americana, na semana passada.

A organização Portas Abertas, instituição internacional protestante que apóia cristãos perseguidos por causa de sua fé, se preocupa com a intensidade e amplitude das perseguições ocorridas ultimamente naquele país: “Querem aparentar uma boa conduta, mas por atrás das muralhas, nos últimos meses, cristãos chineses têm sido cada vez mais maltratados", anunciam.

Em Pequim, de acordo com informações divulgadas pelo site francês TOPCHRETIEN.COM, os pastores têm sido convidados a deixar a cidade, antes do início dos Jogos. Em muitas províncias chinesas, os cristãos não podem mais se reunir sem receber uma visita da polícia. Uma centena de cristão estrangeiros foram expulsos pelo simples fato de guardarem literatura cristã em suas casas. A rigidez e a inflexibilidade da polícia com grandes grupos de cristãos que realizam reuniões em suas próprias casas, tem aumentado significativamente. As bíblias impressas são cada vez mais raras...

Com seus 80 milhões de crentes, a China é um dos países com a maior presença de cristãos do mundo. Dentre eles, 30 milhões frequentam uma das duas igrejas oficiais (protestante ou católica). Mas a grande maioria prefere não frenquentá-las em função do controle invasivo e autoritário exercido pelos organismos governamentais, o que estimula a existência de dezenas de milhares de assembléias ou as já conhecidas igrejas residenciais, consideradas ilegais pelo governo.

Sempre de acordo com o site TOPCRHETIEN.COM, um comunicado da Missão Portas Abertas denuncia que o culto na China é livre, mas sob forte controle do governo, ressaltando, ainda, que pastores têm sido detidos em função de iniciativas que, nas sociedades ocidentais, seria considerado como a livre expressão de sua fé.

Como vemos, parece que a perseguição contra o culto e as manifestações da fé cristã, durante os Jogos Olímpicos na China, vai ser muito mais intensa e presente do que esperam atletas, organizadores e a mídia internacional.

Tradução e texto: Fernando Lobo

2 commentaires:

Eliseu Antonio Gomes a dit…

Caro irmão

Sou um dos editores do blog UBE, ao qual se filiou. Seja bem-vindo!

Recentemente, conversando com uma brasileira, residente no Japão, ela informou que a China passa por uma transformação. Há lugares onde a perseguição é ferrenha e em outros branda e outros inexistente.

Vi fotos de igrejas escondidas e de um missionário japonês que costuma abastecer chineses com bíblias. Lá, os crentes costumam andar apenas com uma página, dela. O hábito serve como proteção,para poder comê-la, esconder no estômago, caso sejam pegos pela polícia.

A política oficial, timidamente, se abre ao Evangelho, porém, a cultura chinesa está incorporada pelo pensamento comunista.

Oremos. Sabemos que o opositor é espiritual. Quem oprime os cristãos chineses são usados por ele.

Abraço na paz do Senhor.

Elck a dit…

oie tudo bom visite meu blog verá que tem uma informação da sua autoria nele. um abraço+